Circulação de jornais impressos tem queda no Brasil; Ascensão do digital movimenta reinvenção da imprensa

Atualidade | 11/01/2022 | Por Redação

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Aguardar a chegada do jornal para saber das notícias mais quentes é um hábito que vem sendo abandonado após a massificação da internet e do consumo de conteúdo jornalístico de forma digital. Segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação), o mês de setembro de 2021 registrou queda de 13,6% na circulação de publicações impressas dos grandes jornais, quando comparada a dezembro de 2020.

Essa queda não é um fenômeno recente. Ao todo, desde 2016, o IVC indicou que as tiragens caíram de pouco mais de 883 mil para 505 mil nas empresas analisadas.

 

Para onde o serviço caminha?

Os efeitos dessa queda na circulação dos jornais são amenizados pelo crescimento do consumo das versões digitais dos veículos. O aumento de acesso ao conteúdo digital dos grandes veículos de imprensa no Brasil foi de 6,4% em setembro, em comparação com dezembro de 2020.

 

Fim de uma era e início de outra

Em todo o Brasil, diversos jornais de pequeno e médio porte encerraram suas publicações impressas, migrando suas atividades totalmente para a versão digital e as redes sociais.

Seguindo essa tendência, e com foco em alcançar sempre o maior número de leitores, o Jornal A Notícia inicia uma nova era, passando a ser 100% digital a partir de janeiro de 2021, mantendo o compromisso de levar informações de forma isenta e com responsabilidade aos leitores.

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