PM destaca for軋 preventiva para Opera鈬o Carnaval e Dire鈬o Segura

Regi縊 | 16/02/2023 | Por Reda鈬o

Publicidade

O Comando de Policiamento do Interior - CPI-5, de São José do Rio Preto, colocará todo o efetivo da Polícia Militar da região nas ruas para garantir a segurança dos foliões e da população a partir desta sexta-feira, 17, na Operação Carnaval 2023. O esquema prossegue até a terça-feira, 21.

As ações foram definidas em planejamento prévio baseado em dados e estudos que, segundo a PM, visam otimizar os recursos e maximizar os bons resultados. O policiamento ostensivo será intensificado em locais que receberão eventos carnavalescos e nas vias de grande fluxo.

“Serão empregados no policiamento preventivo, além das unidades de Radiopatrulhamento, as equipes do Baep, Rocam, Canil, Base Comunitária Móvel e Grupamento Aéreo, todas aptas para intervenções em casos de quebra deliberada da ordem pública”, informa a PM.

No período também serão executadas as chamadas Operações Direção Segura, destinadas à fiscalização de condutores que dirigem sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas, com bloqueios policiais em horários e locais estratégicos, com a utilização dos etilômetros.

“Destaca-se que 2023 é o primeiro ano em que haverá o carnaval de rua após as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, nos anos de 2021 e 2022, estimando-se aumento nas participações de foliões em eventos carnavalescos”, projeta o CPI-5.

 

DICAS DA PM

A Polícia Militar listou dicas de segurança para o período de Carnaval que partem do respeito ao sossego alheio e da diversão de forma consciente. “Prefira transporte público para ir até o local dos desfiles; se for com veículo próprio, estacione em locais credenciados ou autorizados; se for dirigir, não beba; respeite as regras de trânsito; e escolha lugares com policiamento”, orienta.

Nos blocos, desfiles e salões, as recomendações são ficar de olho no celular; andar em grupo; ficar longe de confusão, com atenção a esbarrões e empurrões; ser tolerante para evitar desentendimentos; não aceitar bebidas de pessoas desconhecidas; adquirir ingressos em canais oficiais; marcar pontos para reencontro; ter atenção com as crianças; e denunciar violências.

 

Com informações de O Regional
Por Guilherme Gandini

Publicidade
Desenvolvido por