Itajobi est entre as 52 cidades mais eficientes do estado de S縊 Paulo de acordo com o Tribunal de Contas do Estado

Cidades | 23/01/2024 | Por Reda鈬o

Publicidade

Duas cidades da região de Catanduva estão entre as 52 mais eficientes do estado de São Paulo, segundo relatório do Tribunal de Contas (TCE): Itajobi e Urupês. A informação foi obtida no painel do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) referente ao ano de 2023. O TCE classifica a gestão desses dois municípios como “efetiva”, atribuindo a eles a nota B.

IEG-M avalia a eficácia das prefeituras em áreas fundamentais da administração pública, orientando melhorias

O indicador prevê cinco faixas de classificação: altamente efetiva (nota A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e com baixo nível de adequação (C). Para chegar à nota final, sete áreas são analisadas: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, segurança das cidades (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Os dados de 2023, coletados em 2022, mostram que 369 municípios paulistas receberam avaliação geral C, ao passo que 223 ficaram com C+ e apenas 52 alcançaram a classificação B. Nenhuma das 644 prefeituras avaliadas pela Corte no estado conseguiu avaliação superior.

O IEG-M avalia a eficácia das prefeituras em áreas fundamentais da administração pública, orientando melhorias e fiscalização tanto por órgãos de controle quanto pela sociedade. A análise é fruto de autodeclaração das prefeituras e visitas presenciais de auditores do TCE.

Para chegar à nota B no IEG-M, Itajobi obteve classificação também B nas áreas de gestão fiscal, saúde e meio ambiente. Já em segurança/Defesa Civil, alcançou a nota máxima A. Educação e tecnologia levaram nota B.

Já em Urupês, as áreas de planejamento, gestão fiscal, educação e saúde ficaram com a nota B, enquanto meio ambiente, Defesa Civil e tecnologia atingiram a classificação C.

“Com imensa alegria, celebro o feito histórico de Itajobi e Urupês, que juntas conquistaram o posto de melhores cidades na região, destacando-se entre as 52 mais eficientes do estado de São Paulo. Essa conquista reflete o comprometimento de nossas comunidades e reforça nosso empenho conjunto em construir cidades cada vez mais eficientes e prósperas”, enalteceu o prefeito de Itajobi, Sidiomar Ujaque, o Paquinho.

Ele ressaltou que sua gestão tem como prioridade a qualidade dos serviços prestados à população. “Estamos empenhados em proporcionar uma administração transparente, responsável e focada no bem-estar de cada cidadão. Essa conquista não seria possível sem o compromisso contínuo de todos os setores da sociedade, e é um reflexo direto do trabalho conjunto em prol do progresso.”

“Ressaltamos também a importância do investimento em todas as áreas para o desenvolvimento sustentável do município. Sabemos que a eficiência administrativa não se limita a uma única esfera, mas abrange a educação, saúde, infraestrutura, cultura e tantos outros aspectos que formam o alicerce de uma cidade vibrante.”

Paquinho ainda parabenizou a todos os cidadãos, líderes comunitários, servidores públicos e demais envolvidos que contribuem para o sucesso da gestão e reforçou que continuará buscando o aprimoramento de todos os setores que compõem a estrutura municipal. “Juntos, construímos um futuro mais promissor e fortalecemos o vínculo que une nossas comunidades.”

 

Publicidade
Desenvolvido por