15 de Fevereiro: Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil

Saúde | 15/02/2022 | Por Redação

Publicidade

O Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil é celebrado nesta terça-feira (15) com o objetivo de conscientizar a população em relação aos tumores que podem atingir crianças e adolescentes. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a expectativa é de 8.460 novos casos da doença por ano em crianças e adolescentes abaixo de 19 anos, entre 2020 e 2022.

Dados apontam que aproximadamente 4 mil crianças morrem no Brasil sem tratamento ou sem que a doença seja diagnosticada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de câncer infanto-juvenil deve chegar a 600 mil em todo o mundo em 2030.

O câncer é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil, segundo o Inca.

Um fator importante na luta contra o câncer infantil é o diagnóstico precoce. Para isso, é fundamental os pais, desde os primeiros meses de vida da criança, levá-la ao pediatra, profissional que conhece de perto os pequenos e pode detectar rapidamente sinais diferentes no corpo que precisam ser investigados mais detalhadamente.

“O pediatra pode detectar qualquer anormalidade e, aí sim, encaminhar a criança a um centro especializado com médicos especialistas em oncologia pediátrica. Os centros especializados tem toda a abordagem adequada para o diagnóstico, já que o tratamento inicia no momento do diagnóstico preciso e adequado, com todos os exames necessários. Depois vem o momento de saber até onde esse tumor está acometendo, se tem comprometimento em outras partes do corpo e depois definir a estratégia do tratamento”, pontua a médica Vitória Pinheiro, hematologista infantil da unidade geral do Vera Cruz Hospital, em Campinas.

“Normalmente os tumores em crianças tem uma velocidade de crescimento muito rápida e isso pode ser detectado rapidamente depois da criança apresentar um sinal, queixar-se de algo ou também na realização de algum exame”, completa.

Os tumores em crianças têm uma faixa etária mais comum de aparecer. No recém-nascido é raro, mas acontece. Apesar de ser raro, é fundamental que a criança seja levada com frequência ao pediatra para ela ser observada de perto e evitar ao máximo a demora na percepção de uma anormalidade que possa estar surgindo.

“A faixa etária que tem o pico de aparecimento de neoplasias na infância é de quatro a seis anos e depois entre 15 anos ou 16 anos. Na criança, o tumor mais comum são as leucemias agudas, em seguida vem os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. Nas crianças pequenas também podem aparecer os tumores renais e na adolescência é possível o surgimento de tumores ósseos. Mas os mais comuns ainda são as leucemias agudas”, pontua a especialista.

 

Segundo o Inca, o câncer infantil pode apresentar alguns sinais e sintomas como:

- Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea.

- Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção.

- Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna.

- Alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos.

- Inchaço abdominal.

- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias).

- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção.

- Fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento.

- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.

Publicidade
Desenvolvido por