Estado de S縊 Paulo desobriga uso de m疽cara em lugares abertos

Atualidade | 09/03/2022 | Por Reda鈬o

Publicidade

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desobrigação do uso de máscara de proteção contra covid-19 em ambientes abertos em todo o estado a partir de hoje (9). Também confirmou a liberação de 100% de ocupação de ambientes abertos para eventos, ainda que possa haver aglomeração —como estádio de futebol e shows musicais.

Durante entrevista coletiva do lado de fora do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, Doria assinou um decreto que retira a obrigação do item de proteção em ruas, praças, parques, pátios de escola, estádios de futebol, centros abertos de eventos, autódromos e demais áreas livres.

O uso continua obrigatório em ambientes fechados, como:

- Salas de aula;

- Transporte público;

- Escritórios;

- Cinemas e teatros.

“As pessoas que ainda desejarem usar a máscara, por óbvio, poderão fazê-lo como medida protetiva, como decisão individual, mas não mais por obrigatoriedade, determinação legal do governo de São Paulo.", afirmou Dória.

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, confirmou que não será obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos nas escolas, como no pátio e em quadras sem cobertura, por exemplo. Dentro das salas de aula, entretanto, os alunos devem usar o item de proteção.

Segundo Doria, a medida é possível graças aos altos índices de vacinação contra a doença no estado. O estado chegou a 89,28% da população com mais de 5 anos vacinada com as duas doses, e os números de novas contaminações, internações e óbitos estão em queda.

Ainda de acordo com o governador, nas próximas duas semanas, o Comitê Científico, que auxilia o governo estadual nas decisões relativas à pandemia, e a Secretaria Estadual da Saúde vão analisar se será possível desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados —isso deve acontecer se os indicadores continuarem em queda (casos, mortes e internações).

 

Fonte: Portal UOL
Por: Anna Satie e Leonardo Martins

Publicidade
Desenvolvido por